domingo, 3 de outubro de 2010

A historia de criação da Paroquia Nossa Senhora do Carmo


Criada em 05 de Julho de 1972

A população católica do Bairro de Coqueiros dependeu, inicialmente, de São José. Mais tarde, com o desmembramento de São José e a criação da Paróquia do Estreito, passaram a ser atendidos pelos padres desta paróquia.
Ao pensar em trazer para a Arquidiocese de Florianópolis uma Congregação de Irmãs Contemplativas, o então Arcebispo Metropolitano, Dom Afonso Niehues contactou a Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - Irmãs Carmelitas. Naquela oportunidade foi-lhe dito que seria mais conveniente, antes de se instalar um Carmelo na Arquidiocese, que houvesse uma casa da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - Padres Carmelitas. Pensou então o Sr. Arcebispo, que uma ótima oportunidade seria oferecer uma Paróquia a estes padres, convidando-os, em seguida, a assumirem a futura Paróquia de Coqueiros.
Aliás, os padres Carmelitas já por aqui estiveram, nos primórdios da colonização da Ilha de Santa Catarina, no início do Século XVIII. Dentre outros, destaca-se a presença de Frei Agostinho da Trindade, o 1º Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro.
Objetivando sentir a realidade local, desde 28 de julho de 1971, Pe. Frei Félix Aníbal Cascos Ordoñez, passou a residir em Coqueiros, preparando a instalação da Paróquia.
Confirmada a vinda dos Padres Carmelitas, a 5 de julho de 1972 era criada a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo e nomeado seu primeiro Pároco, o próprio Pe. Frei Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário